8.1.12

[Resenha] Retorno do jovem príncipe

Primeira semana do ano acabando... ou a segunda semana iniciando (o que seria mais correto). E eu terminei um dos presentes de natal que foi o livro O retorno do jovem príncipe. Livro que eu fiquei interessada desde que vi e, inclusive, considerei para presentear no natal também.
Decidi vir aqui dar meu pitaco (lembrando que não sou entendida, estudiosa, crítica ou qualquer coisa que o valha).


O livro escrito por um argentino - A. G. Rommers - descreve o encontro do autor (ou do personagem narrador) com o nosso querido principezinho que retornou a Terra. Como os anos se passaram, agora o Príncipe já está se tornando adolescente, mas novamente é resgatado em local pouco habitado - a Patagônia se torna o novo cenário.
Confesso que me pareceu muito interessante essa proposta, principalmente de discutir algumas questões sobre o crescimento do príncipe e a possibilidade de ele se tornar uma pessoa séria. Aquelas pessoas para quem Saint-Exupéry não escreveu o primeiro livro.

O que realmente não gostei no livro foi toda a perda de seu encanto original. Estamos falando de autores diferentes. No entanto, o original traz uma fábula. Uma história com toda uma filosofia por trás que vamos conhecendo no decorrer da mesma.
Aqui temos quase um livro de auto-ajuda, onde o príncipe fala muito pouco. Senta no carro e passa a ouvir o longo discurso do seu companheiro de viagem sobre como devemos agir, nos portar, amar, ser feliz, perdoar e etc, etc, etc.

Eu acho que nosso amigo retornou com uma santa paciência, mas ainda assim é um livro que vale a pena conhecer (talvez não comprar). Ao menos para se emocionar mais uma vez com a rosa, o carneiro e conhecer o motivo de seu retorno. Claro, isso vale para todos que foram cativados e observam as estrelas rirem com o som de quinhentos milhões de guizos.

Livraria Saraiva: R$17,10
Livraria Cultura: 22,90

___________________

Sobre aquela questão de cada dia ser um dia especial, pensei em cada coisa especial que tenho feito diariamente. Algumas são mais marcantes.

7/01/2012: estive em um local que nunca havia visitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team