8.3.12

Jane Austen, a mulher que sabia falar de mulheres

Hoje, pensando na comemoração ao dia internacional da mulher, decidi que deveria falar sobre alguma mulher que considero importante em minha vida e que seja importante quando vinculada a mulher.
Sim, há muitas mulheres exemplos, desde aquelas com apelo emocional (como minha mãe, tia e avó) até grandes heroínas da história. E, eu optei por uma mulher que realmente entendia sobre nós mesmas: Jane Austen.
 
Jane Austen é uma escritora inglesa do século XVIII, e minha escritora preferida de todos os tempos. Ela nasceu em 16 de dezembro de 1775 e faleceu em 18 de julho de 1817, e toda sua vida morou em Hampshire, num pequeno círculo social.
Sua primeira obra “Lady Susan” foi escrita aos 17 anos. Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, meu preferido) veio em seguida, mas somente foi publicado em 1813, após a publicação de Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) em 1811.

Austen se tornou famosa e consagrada pela sua percepção psicológica do meio social, sua ironia sutil ao retratar a sociedade e suas “heroínas”, na minha concepção, sempre mulheres fortes para seu tempo mesmo que com seus defeitos de ingenuidade, imaturidade e outros.
Vemos em suas personagens mulheres que somos, mulheres que conhecemos, mesmo tendo sido retratadas há tantas décadas.
 
Decidi então escrever neste mês de março sobre suas obras, na ordem com que tomei contato com elas: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão, A abadia de Northanger, Emma e, caso eu compre e consiga terminar de ler, Mansfield Park.



Sugestão: há um filme que retrata um pouco da vida de Jane Austen e um romance vivido por ela com Thomas Lefroy. O romance retratado parece ter sido a inspiração de Orgulho e Preconceito.
O filme entitulado Amor e Inocência traz Anne Hathaway como Jane e James McAvoy como Lefroy, e é bom.

2 comentários:

  1. Queria ter visto este filme no cinema, demorei até mesmo para saber que estava nas locadoras graças a bela tradução do título. ;P

    Você chegou a ver o "Clube do Livro da Jane Austen"? Acho que vai gostasr. Muito embora faça tempo que o tenha visto, posso estar falando besteiras.
    Besitos, chica.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança... já vi e gostei muito.

    ResponderExcluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team