8.6.12

[Resenha] O encanto de A Floresta



A Floresta foi um livro que eu comprei sem saber nada sobre. Lembro de ter ido comprar um presente de Natal pro meu pai nas Livrarias Catarinense e haver uma promoção com vários livros por R$ 10,00.  Quando bati os olhos no exemplar fiquei apaixonada. O tema, a proposta, a Inglaterra.
Isso foi em 2009, vésperas de eu fazer a minha primeira viagem ao exterior. Exatamente para a Inglaterra. Terra de sonhos, reis e fadas. 

Por aquele preço, é claro que levei sem pensar duas vezes.
Arrependo-me da demora em começar a lê-lo. Apenas na metade de 2010. É um livro grande (não que tenha sido este o problema), dividido em capítulos como se fossem contos. Não o deixam de ser. O primeiro capítulo nos leva a região nos tempos atuais para uma matéria de jornal. A partir daí cada capítulo é uma passagem de tempo com uma história sobre as famílias da região.
Durante o livro passamos por 1000 anos de história. É simplesmente uma aula de História.
Sobre a morte do rei Guilherme (Rufus), a mudança de religião no país e todos seus conflitos, a chegada da Revolução industrial e o interesse em transforma a floresta em carvão.
Tudo isso misturado a histórias fictícias que vão desde pessoas do povo até a nobreza.

Eu que me encanto com essa capacidade. Que adoro a história da Inglaterra. Que curto histórias medievais. Não poderia ter outra avaliação que não excelente. O autor faz tudo isso com um primor inexplicável.
Fora que podemos acompanhar através dos mapas e da árvore genealógica das famílias da região o entrelaçamento.
Lembro até das minhas aulas de Genética Clássica quando o professor dizia que todos nós somos parentes em algum grau. Nesse livro, vemos como em determinadas regiões e em certas épocas, isso se torna ainda mais forte.

O único defeito é ser tão caro. Não que não valha. Mas, depois de ler A floresta, fiquei com um desejo enorme de ler as outras obras de Edward Rutherfurd. As críticas são incríveis. Porém, é difícil conseguir as obras e possuem um preço salgado.
Quem quiser me presentear. Ficarei felicíssima.

Recomendo a todos e aos biólogos. Mostra alguns modos de consciência para a preservação de ambientes naturais e costumes locais.

Um resumo de cada um dos contos você pode conferir no blog Resenhas literárias e acadêmicas.

P.S.: ficou boa a mudança nas informações do livro?

2 comentários:

  1. Oi Lili!
    Puxa, você deu sorte na compra do livro, hein? R$10 já é barato para qualquer livro, para um que custa mais de R$50, é um verdadeiro achado!
    Entendo o encanto que sentiu só de ver a capa, ela é realmente encantadora. E por tudo que você disse, parece ser uma leitura deliciosa e rica, fiquei bem curiosa pra ver como é, mesmo não sendo tão fã assim de história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Lili! Não conhecia o livro ainda! Muito sortuda você, encontrar o livro por apenas R$10,00! Fiquei bastante curiosa, o livro parece ser bem legal, e sobre a Inglaterra!
    Beijos!
    Inara

    ResponderExcluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team