15.8.12

[Resenha] Para sempre - Kim e Krickitt Carpenter


Esse fim de semana eu terminei o livro Para sempre escrito pelo casal Kim e Krickitt Carpenter que narra o próprio romance depois e o pós casamento.
Kim e Kirckitt vivem em cidades distintas e se conhecem de um modo bem peculiar (não vou contar para não perder a graça). A questão é que eles desenvolvem uma amizade à distância na década de 90 até decidirem iniciar um namoro.
Ambos têm muito em comum, como a paixão pelo esporte e a fé.
Eis que rapidamente decidem se casar e dois meses após seu casamento, na primeira viagem juntos à casa dos pais de Krickitt eles sofrem um acidente de carro que poderia tê-los matado. Mas, sobrevivem com muitos danos. Krickitt quase não sobrevive (devido à uma lesão no cérebro) e quando, por um milagre, inicia sua recuperação ela não se recorda de muitos fatos. Inclusive que é casada.

Este não é um livro onde o tema central é o desenrolar do romance. Já sabemos muito do que acontecerá, seja por termos o livro em mãos, seja por antecipações que Kimmer faz durante a narrativa (a história é contada por Kim). O centro do livro está no desenrolar dos fatos, em como eles lidaram ou não com os problemas e as dificuldades, quais foram elas.
Não vou dizer que é um dos livros que mais gostei. O livro como um todo não é maravilhoso, entretanto a história e a mensagem pela qual ambos decidiram escrevê-lo é fantástica! Mesmo.
É realmente incrível que Krickitt tenha conseguido superar todas as deficiências físicas e emocionais, assim como Kim. Eu diversas vezes tentava me imaginar naquela situação e sei que não conseguiria sustentá-la daquele modo. Não que não conseguiria sustentar, porém que o modo como eles resolveram a situação é admirável.

A parte final do livro trata muito de fé, por conta da crença dos mesmos. Ainda assim (embora isso não seja um problema para mim) aviso que não é um livro que pretende ser religioso ou de conversão. Ele trata de fé, porque trata do casal que possui uma fé imensa. E ainda assim, é uma história que deveria ser ao menos conhecida de todos.

A linguagem é leve, a única coisa que (nem sei bem porque) me incomodou foram as muitas notas de rodapé da tradutora. Tá, pode ser que auxilie na compreensão de alguns fatos, mas eu achei extremamente cansativo e desnecessário em alguns pontos saber qual a distância entre uma cidade e outra e outros dados da cultura americana. Alguns fatos da nota de rodapé era explicados no decorrer da escrita de Kimmer. Aliás, alguns comentários de Kim foram ótimos porque proporcionavam uma conversa com nossos pensamentos, como quando ele falou do filme Como se fosse a primeira vez.

Agora, algo que curti muito foram os últimos capítulos onde eles tratam da escrita do livro, das aparições na mídia, do lançamento do filme e das suas motivações para isso. O objetivo deles é unicamente auxiliar as pessoas com seus próprios exemplos a enfretarem as situações de dificuldade que estão vivendo (principalmente semelhante a que eles passaram). Oferecendo ajuda e apoio.

Acho que nossa história se manteve viva durante todo esse tempo porque é um relato de esperança, do tio que está sempre em falta no mundo, e pela qual sempre há uma forte demanda. Seria muito fácil, para qualquer um de nós, desistir durante aqueles anos longos e sombrios, durante e depois do acidente, mas isso não aconteceu. Não sou nenhum herói. (página 144)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team