31.10.12

[Resenha] Memórias de minhas putas tristes




Esse livro eu já tinha começado a ler há alguns anos atrás, e por motivos universitários eu larguei nas primeiras 15 páginas. Surgiu a oportunidade de eu trazer ele de volta a minha vida com o desafio 7 clássicos em 2012, sendo este meu quinto clássico.

Memórias de minhas putas tristes é a primeira ficção do colombiano ganhador do Nobel de literatura: Gabriel García Márquez.
Nele acompanhamos a saga de um jornalista que está na véspera de completar seus 90 anos. Um senhor que sempre viveu sozinho, nunca cultivou grandes amores e sempre fez questão de pagar por todas suas companhia sexuais, porém que (em suas palavras) nunca teve grandes fantasias exóticas. Surge uma, assim de repente. Ele quer uma virgem para celebrar seu aniversário.

No decorrer do livro pensamos e repensamos a velhice, as idades, o amor e o modo de levar a vida em meio gargalhadas.
Uma escrita muito leve, tranquila e curta, sem divisões de capítulos nos faz acompanhar a paixão que confunde a cabeça desse senhor que não aparente ter envelhecido. Vemos ele se apegar a uma vivência que nunca possuiu antes, e que agora parece essencial.

Se você quer um livro de um autor consagrado e tem certo receio de achar que o linguajar ou o modo de conduzir a história vai "te dar sono", aconselho muito começar com esse e se deixar levar pelos pensamentos que fluem como bolero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team