14.1.13

[Na tela] Quem bate à minha porta?




Quem bate à minha porta? - Who's that knocking at my door? 
1967 / Martin Scorsese / 90 minutos


J. R., um desempregado feliz de estar saindo com seus amigos de Little Italy, em Nova York. Mas o amor, despontado por uma jovem loira que conhece esperando a balsa, joga J. R. em um tumulto que desafia seu modo de olhar a vizinhança - e a vida.







Ontem, no que seria o finzinho da semana, assisti ao primeiro filme de Martin Scorsese que estava mofando na estante a tempos (sendo que é emprestado).
A título de curiosidade, esse filme é o resultado do trabalho de conclusão de curso do diretor durante a faculdade e foi tão elogiado que foi levado adiante. Houveram acréscimos ao roteiro original e uma cena que foi acrescentada alguns anos mais tarde a pedidos do produtor.

É um filme e tanto. Em preto e branco e muito distante de um cinema 'mudo'. Ele fala com imagens, e a música nos conduz o tempo todo quando os diálogos não acontecem. A música fala, independente da letra, ela fala sobre a cena.

Embora muitos cinéfilos e fãs do diretor não apreciem muito a obra, eu confesso que gostei muito.
O modo como o filme é editado com flashbacks e cenas do presente que parecem não compactuar, a mesma cena sob diferentes câmeras (e com câmeras em locais inesperados para determinada cena), bem como as aproximações tornaram o filme ágil. Funcionando para mim como peças de um quebra-cabeça que iam se encaixando.

É claro que detestei J.R. (que é um retrato do diretor). A forma como ele lida com a garota amada e consigo mesmo. E embora não tenha sido a intenção do diretor,  fico repensando como é uma alfinetada em algo tão comum. Como revemos e revivemos essa história.
Um legítimo vagabundo de carteirinha, porém cheio de 'morais'.

Eu recomendo sim o filme, aos que adoram cinema e aqueles que 'ah, nem tanto', afinal o filme é curtinho.


Ah.. acho linda uma cena que aparentemente não tem nada de especial. Quando o casal está junto e ele tenta tocar o cabelo dela no vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team