22.2.13

[3 sugestões] Para ler mais!



Ano passado foi o ano que retomei minhas leituras com periodicidade. E apesar de ter começado a trabalhar (e ter trocado de emprego) e tão pouco atingir índices de leitura extravagantes como o da Nanda do Viagem literária ou do Aione do Minha vida literária, muita gente que eu conheço me mandava mensagens ou comentava comigo "como eu tinha conseguido ler tantos livros e se era verdade".
Eu acho que não foi uma tarefa de outro mundo, principalmente quando comparada ao ritmo de leitura de outros (e eu não sou uma pessoa que lê muito devagar), e vivo pentelhando meu noivo com sugestões para ele ler mais, então decidi reunir aqui 3 sugestões minhas que deram resultado comigo e podem dar para você.


Estabeleça metas! e procure cumpri-las sem medo
Quando eu digo cumpri-las sem medo significa para você se esforçar para cumprir, mas também não desistir ou desanimar se não der certo.
As metas podem ser diversas: livros por ano/mês/semana, dias de leitura, páginas por semana, ler no ano os livros que você tem na estante e não leu... Algo que te estimule a largar a preguiça e se dedicar, porque tudo na vida (mesmo o lazer) exige tempo e dedicação.
Comigo funcionou bem legal a meta por ano. Ano passado foi de 50 livros pelo Goodreads, eu ia colocar mais, mas depois pensei que 50 dava cerca de 1 livro por semana do ano (e uma folguinha), pensei que estava dentro das minhas capacidades. Em algumas semanas eu me alonguei no mesmo livro, mas recuperei em outras. O importante foi avaliar isso e continuar lendo.
Ao meu Dieguinho que lê mais devagar e argumenta ter menos tempo e mais cansaço, eu sugeri 1 livro por mês. Disse que se ele considerasse um livro de 200 páginas, em um mês ele leria 7 páginas por dia, o que é bem razoável. Ele topou (mas anda me enrolando há quase 3 meses, pronto contei!).



Amigo é companheiro que está sempre por perto
Tenha SEMPRE um livro consigo. Vai ao banco? Leva pelamordedeus um livro junto para passar o tempo na fila de espera. No ônibus? Sempre, exceto se você fica enjoado.
Eu tenho um livro sempre no porta-luvas do carro (mas ali deixo livros que eu já li e que já não estão nas melhores condições, jamais os preferidos pra não correr o risco de estragar). Sempre carrego um pocket na bolsa (que é leve e adequado pra isso).
Você ter um livro em mãos o tempo todo vai praticamente obrigar você a leitura, porque vai transformar isso em rotina (como escovar os dentes). E vai te salvar inúmeras vezes, como um amigo. Você não precisa ficar esperando médico/dentista vendo as Caras da vida, a mesma que está lá há 3 anos depois dos 3 casamentos da famosa da capa. Você vai ler O SEU LIVRO.
Você marcou com alguém em algum lugar e chegou mais cedo e está sozinha e chateada, abra seu livro e ninguém vai ficar te olhando porque você estará ocupada (quem sabe alguém até possa vir puxar papo com você pelo livro).
Percebem como é útil?




Mais de um porque dois é bom e três é demais
Descontando a piada infame, isso ajuda muito. Sei que tem gente que não curte ler uma história enquanto a outra não acaba. Eu já tive disso (e tenho às vezes).
Acontece que isso ajuda em diversos casos. Em alguns momentos pegamos um livro que não estamos gostando e podemos pensar em abandonar porque a leitura não avança. Nem sempre o livro é ruim, pode ser um momento nosso, e aí ter um livro que combine mais com aquele momento pra contrabalancear pode ajudar a levar a leitura do outro adiante.
Outra coisa é quando você está lendo uma bíblia ou livro muito caro ou um livro emprestado... e que não pode carregar pra qualquer lugar. Aí você pode ler este em casa e carregar uma versão de bolso com você pelos lugares para manter a leitura sem estragar a coluna (ou pior, o livro!).


Eu sigo todas essas minhas três sugestões e tem funcionado muito bem. Aliás, eu já dobrei o meu índice de leitura com relação ao ano passado, mesmo não tendo conseguido ler muito nas últimas semanas.
E está sendo ótimo para a minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team