15.3.13

Cinza como o pano

Hoje o dia amanheceu cinza, chuvoso.
O despertador toca para levantar, me vestir e ir trabalhar, mas a preguiça permanece com o cinza. Aí eu me lembro, que o cinza também tem sua 'cor' especial. A cor dos panos que me lembram o dia de hoje.
Infelizmente a chuva torna cinza o meu humor, não irei conseguir.

Há exatos catorze anos eu estava em pé trajando cinza num fim de tarde sem chuva. Era a primeira vez que eu comemorava o aniversário de um colégio em que tinha estudado.
Sequer havia completado um bimestre que minha vida mudara completamente. E o motivo não era simplesmente estar indo para a então quinta série. Eu havia mudado de escola e mudado alguns hábitos escolares.
Já era tão automático nos organizarmos em quatro colunas por turma, sendo eu a primeira da coluna da direita: a mais alta! Peguei a mim mesma recordando a primeira tarde em que eu havia olhado atrapalhada e perguntado à Paula o que supostamente deveríamos fazer, enquanto todas as outras turmas se organizavam prontamente. Ou me pareceu prontamente.
Cantávamos os hinos quase todas as manhãs. E novamente nessa tarde cantamos com energia o Hino Nacional e a canção que faz recordar com carinho os momentos em que escutávamos os monitores dizerem "Tá fraco! Mais alto!".

Fomos jovens buscando um caminho que ensinasse a lutar e vencer, no colégio encontramos um ninho onde o fim almejado era também o saber.

Juntamente com o colégio, eu cresci para a vida. Cresci com professores que me acompanharam dos onze aos dezoito. Que me deram dinheiro no trote da universidade. Que encontro pela rua e paro para conversar. Que vejo a família crescer pelo facebook. Que me vejo ensinando seus filhos.
Cresci com orientadoras educacionais que me abriram as portas para fazer estágio, que me indicaram para ser professora particular, que se emocionaram quando me viram concorrer uma vaga de professora na mesma escola que estudei.
Cresci com amigos que me acompanharam por sete, seis, cinco ou apenas um único e especial ano na escola. Que transformaram meus dias terríveis e divertidos, tristes e alegres. Que continuam a construir minha vida dia após dia com pensamentos e abraços.

Vivi tantas coisas que me renderam inúmeros trabalhos da faculdade sobre escola que jamais o cinza daquele uniforme irá reter apenas as continências, as posições de sentido e de descansar. Educação, disciplina e futuro repleto de conquistas e de lágrimas de saudades.

Feliz aniversário Colégio Policial Militar "Feliciano Nunes Pires".


Agentes mirins de prevenção - 1999

 Formandos 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team