6.3.13

[Resenha] Cromossomo 6 - Robin Cook




Título: Cromossomo 6
Título original: Chromosome 6
Autor(a): Robin Cook
País: EUA
Ano publicação original: 1997
Editora: Record
Páginas: 523




Não achei disponível para venda online.

(3,5/5)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sai a última resenha de livros da biblioteca, e o único indicado por leitores do blog que eu consegui pegar e ler. Ele vai contar como mais um item do Desafio realmente desafiante
Na realidade meu primo indicou o autor e eu escolhi um livro dele, mas acho que esse é um modo justo de definir porque, afinal, muitos livros que eu leio são indicações.

2. Ligar para um amigo, ou mandar uma mensagem no face, e pedir uma indicação de livro! Se você não tiver o livro, NÃO VALE COMPRAR, peça emprestado.

O que eu mais gostei é que esse livro casa duas coisas que eu gosto: histórias de investigação e ambientação na minha área de trabalho. Fiquei com saudades de dar aula só para poder trabalhar o livro com meus alunos.

---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse


Um corpo de um mafioso desaparece antes da autópsia em Nova York, enquanto isso num centro biotecnológico montado na África, um grande cientista começa a ficar intrigado com os resultados dos seus experimentos.
As histórias se encontram quando descobrimos que um pedaço do braço curto do cromossomo 6 pode ser a solução para os problemas com a rejeição nos transplantes de órgãos.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Começamos com muito suspense.
O livro alterna os capítulos espacialmente. Temos ora os acontecimentos no Cogo (África), ora em Nova York.
No Cogo, um médico cientista está ansioso com algo relacionado à descoberta que o levou à empresa. Não sabemos que descoberta é ou o que está tirando seu sossego.

Pulamos para Nova York e o assassinato de um mafioso que estava sob proteção policial. Só que há muitos problemas relacionados ao corpo. Ele não seguiu os padrões tradicionais ao chegar ao necrotério. E ele desaparece durante a madrugada.

Aos poucos vamos compreendendo o envolvimento real dos fatos (sim, é claro que fazemos deduções entre as relações e o que está por vir já no início), compreendendo a dificuldade que os médicos legistas estão passando e a ansiedade do cientista de se ver enganado.
Apesar de ter soltado na sinopse um pouco do 'mistério' não quero adentrar muito na história porque sei que algumas pessoas não as leem justamente para irem cruas ao enredo. Eu fui assim para este livro. E fui ficando extremamente cativada por conseguir abranger tanto do universo biotecnológico: falamos de inovação, possibilidades de melhoria de vida, ética na ciência, uso de animais, etc. Vamos ao ponto crítico do universo científico na área da vida: até que ponto queremos e podemos chegar?

Há cenas de ação, há romance. É um prato cheio e que se desenvolve muito bem no início. Até as partes mais forçadas, nós engolimos porque afinal é uma ficção.
O problema é o final que vira uma salada mista de filme de ação. Não vou entrar em detalhes, não se preocupem, o problema é que os capítulos parecem Duro de matar e outros da franquia Bruce Willis (e tantos outros). Algo do tipo 'pode dar tudo errado, mas o mocinho vai atirar pro alto e acertar os cinquenta japoneses que estão cercando ele'. Tudo com um cortezinho de leve na testa.

Pois é. E aí a minha avaliação caiu. Pra piorar, temos um epílogo que não explicada a fundo o fim da história, ficamos com várias perguntas na cabeça a responder. Foi bem mal escrito, seu Robin Cook, por acaso a professora disse que acabou o tempo de prova e recolheu sua prova daquele jeito? Deu apenas mais uma linha pra você concluir a história?

Ainda assim eu quero MUITO ler os demais livros do autor. Fiquei envolvida com o Jack (o protagonista legista) e curiosa para conhecer seu caso anterior, bem como outros se houver. O autor cria um passado para seus personagens, não se concentra apenas no momento presente da trama.

Agora aviso, alguns termos técnicos podem complicar para quem não é da área (mas não é nada de outro mundo). A tradução também pecou nesse quesito, provavelmente porque a tradutora não consultou ninguém para auxiliá-la. O lado bom e bem pensado é um glossário com esses termos no fim do livro.

PROFESSORES DE BIOLOGIA, USEM E ABUSEM PARA ENSINAR SEUS ALUNOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team