18.9.13

[Resenha] O mistério do chocolate / O enigma do morango




Título: O mistério do chocolate
Título original: Chocolate Chip Cookie Murder
Autor(a): Joanne Fluke
País: EUA
Ano publicação original: 2000
Editora: LeYa (Lua de Papel)
Páginas: 254






(2/5)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Essa é a vez de resenha dupla, algo um pouco inusitado por aqui. Aliás, fazia muito tempo que eu não resenhava nada. Eu relembro que não curto muito resenhar livros de séries (não que já não tenha feito), e até já pensei em alguns modos de tentar falar sobre algumas séries de modo completo. Porém, dessa vez eu escolhi um livro de uma série para o Desafio realmente desafiante e como escolhi justamente o segundo, achei que deveria falar do primeiro livro(que também cabia ao desafio) . Ainda que ambos sejam independentes.
O item do desafio foi:

18. Ler um livro com a capa com letras amarelas. (O mistério do chocolate)
3. Ler um livro com um doce na capa.  (O enigma do morango)

---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse - O mistério do chocolate

Hannah Swensen é dona da Jarro de Cookies e se sente feliz com a vida que leva na pequena cidade em Minnesota. Porém o cotidiano de fazer e vender cookies e dar comida ao seu gato será abalado quando ela encontra um cadáver e passa a ajudar seu cunhado a investigar o crime que pode lhe render o cargo de detetive da cidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------


Eu estava muito ansiosa por esses livros porque as capas são atraentes e as resenhas que eu li foram positivas de modo a atrair minha curiosidade.
Achei que ler sobre um mistério relacionado com comida, com receitas e com uma detetive amadora seria uma delícia.
Não foi nem de longe uma experiência ruim, no entanto, Joanne Fluke não conseguiu produzir o livro que eu esperava.
A história é previsível e nem um pouco inusitada, além de um pouco inverossímil. Desculpa dizer, mas Hannah faz praticamente tudo, sendo que ela deveria é ajudar o seu cunhado escutando os comentários e conversando com as pessoas da cidade. Entretanto ele não parece ser nem um pouco apto para o cargo que está concorrendo, já que as ideias mais óbvias são sempre sugeridas pela confeiteira.
Ainda assim achei bem interessante as receitas dos cookies que aparecem na história, achei a mãe de Hannah divertida (aliás, nenhuma novidade na mãe perua, bonita e louca que se preocupa com a filha inteligente e aparentemente sem atrativos que continua solteirona), curti o desenrolar de Daniele e a história não é intragável.
De modo geral é um livro pra passar voando, se distrair e regular. Não acrescenta, mas também não é uma perda de tempo total.

----------------------------------------------------------------------------------------------




Título: O enigma do morango
Título original: Strawberry Shortcake Murder
Autor(a): Joanne Fluke
País: EUA
Ano publicação original: 2001
Editora: LeYa (Lua de Papel)
Páginas: 228






(3/5)

---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Breve sinopse - O enigma do morango

Lake Eden é uma cidade pequena e ainda se recupera de um assassinato, algo que seus moradores não julgavam possível. Agora a cidade está sediando um concurso de culinária e após a primeira noite um dos jurados é assassinado e encontrado por Hannah Swensen sobre a torta de morango que ela havia lhe dado para levar para casa.
Agora Hannah tentará encontrar o assassino para evitar que sua amiga seja culpada injustamente
----------------------------------------------------------------------------------------------

Infelizmente tenho que dizer que eu tive mais esperanças com este do que com o anterior, porém a autora acabar por me brindar com mais do mesmo. E o que mais pode decepcionar do que falta de criatividade e inovação em um autor?
Ainda assim, na maior parte do livro ele está mais interessante que seu antecessor.
Concordo com a mãe de Hannah que ela precisa parar de encontrar cadáveres porque a coisa já está ficando estranha, ainda assim a conexão deste livro com o anterior através de um dos aspectos que mais me interessou fez com que eu me empolgasse mais com a leitura.
Aqui também temos boa parte da escrita dedicada a personagem da Hannah, pois surge um "triângulo" amoroso. Além disso é muito mais explorada a relação dela com sua irmã, que se torna um ponto alto da história para mim.
O modo como o crime foi pensado pela autora me parece bom, entretanto, ela nos oferta um fim péssimo. Ela nos antecipa a revelação do assassino antes que a protagonista o descubra, segue os mesmos passos do primeiro livro e nos deixa novamente com a impressão de que os investigadores da cidade são bem tapados.
Acho que arriscarei um terceiro volume da série para ver se ela continua a evoluir, mas juro que se o fim se repetir, eu desisto e duvido muito que volte a arriscar um livro da mesma autora. Afinal, já passei a infância inteira tendo que assistir os Power Rangers tentarem combater os monstros para depois chamarem megazord. Ou seja, sabíamos que eles nunca iam vencer antes de chamarem o robô gigante e que depois disso venceriam.
E vale dizer que embora os títulos em português sejam bons, eu prefiro os originais que levam o nome do doce por inteiro, não só de um de seus ingredientes.


Quem aí também fica triste quando você vê cópia de uma cena em outro livro levemente modificada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team