4.2.14

[Natela] A menina que roubava livros

Sim, eu consegui a realização de ir ver o filme na sexta, mesmo de nariz arrombado e doendo, e chorando mesmo sabendo que ficaria pior.







A menina que roubava livros
The book thief
2014 / Brian Percival / 131 minutos


Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).




Eu li o livro há anos, e embora tenha me marcado muito, eu já esqueci boa parte. Considerei que seria melhor assim, para não assistir o filme fazendo comparações (que sempre acontecem).
E meu comentário é de que fizeram um bom filme. Eu gostei.
Os atores estão ótimos nos seus papeis (mesmo que o Max seja muito diferente para mim na minha leitura). Acho que a escolha do elenco principal realmente contribuiu para o bom desenvolvimento da história.
Eles conseguiram captar a ideia geral do livro (que não é curto) nas duas horas de filme, mesmo que tenha sido superficial em alguns pontos que eu considerava importante. Afinal, é uma história narrada pela morte. E a narração da morte era algo marcante no desenvolvimento, só que isso foi secundário no filme. Em especial o seu discurso do início do livro que eu tanto gosto.
A amizade/amor de Liesel e Rudy conseguiu se sustentar nas telas, inclusive com alguns diálogos memoráveis.
Saí coma  sensação que faltou algo para atingir em mim o mesmo sentimento que o livro causou. E me refiro ao sentimento relacionado ao viver durante uma guerra, algo que não tem a ver com ser filme ou ser livro. Não consigo explicar muito bem.
A verdade é que me acabei de chorar, ainda assim a dureza de levar uma vida “pisando em ovos”, perdendo pessoas queridas, acobertando outras... não me atingiu de verdade no filme. Nem o verdadeiro significado de roubar os livros.
Isso me deixa um pouco triste, mas não desmerece a boa adaptação produzida. E sugiro que você vá ao cinema conferir.

Quem viu, o que achou?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team